quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tipos de Pokemon ²

História

Na primeira geração, eram 16 os tipos:

  • Água
  • Dragão
  • Eletricidade
  • Fantasma
  • Fogo
  • Gelo
  • Inseto
  • Lutador
  • Normal
  • Pedra
  • Planta
  • Psíquico
  • Terrestre
  • Venenoso
  • Voador
  • Cristal (Esse raro tipo aparece em pouquíssimos episódios)

Na segunda, foram incluídos mais dois:

  • Metálico
  • Noturno

Ataques (Inexistente em Diamante e Pérola)

O tipo determina também a natureza dos ataques, físicos ou especiais. Na geração IV essa divisão não é feita por tipo, e sim pelo ataque em si, por exemplo, o ataque raio de gelo como o próprio nome diz, é um ataque de gelo, mas pode ser usado por pokémons do tipo agua, a bola das trevas é um ataque tipo fantasma mas é muito usada em pokémons do tipo normal e é o principal ataque do tipo noturno, embora alguns ataques sejam apenas por determinados tipos de pokémons,o rajada de bolhas só pode ser usado por pokémons tipo agua, o labareda é um ataque que só pode ser usado por um tipo fantasma, a golpe aéreo só pode ser usado por pokémons voadores assim como o asa de aço.

O ataque investida ou cabeçada é o ataque mais comum porque pode ser usado por todos os tipos de pokemons, sendo assim o ataque mais conhecido.

[editar] Físicos

  • Fantasma
  • Inseto
  • Lutador
  • Metálico
  • Normal
  • Pedra
  • Terrestre
  • Venenoso
  • Voador
  • Cristal

[editar] Especiais

  • Água
  • Dragão
  • Elétrico
  • Fogo
  • Gelo
  • Grama
  • Psíquico
  • Noturno

Na verdade o que acontece é que antes da geração IV, todos os ataques do tipo normal, lutador, inseto, metálico, terra, pedra, fantasma, veneno e voador eram ataques físicos, independente se o ataque faz contato ou não. E antes da geração IV, também, todos os ataques de água, dragão, eletricidade, fogo, planta, gelo, psíquico e noturno eram ataques especiais.

Na geração IV, o que ocorreu foi que agora, independente de qual tipo é o ataque, ele pode ser físico ou especial. Por exemplo, Zen Headbutt é um ataque físico e psíquico, e Aura Sphere é um ataque lutador e especial. Ocorreu que poucos ataques do tipo lutador, inseto, metálico, terra, pedra, fantasma, veneno e voador passaram a ser especiais. Poucos ataques de água, dragão, eletricidade, fogo, planta e psíquico passaram a ser físicos. Ataques de gelo e ataques normais se espalharam meio a meio entre ataques físicos e especiais. Já o caso dos ataques noturnos é diferente. Antes da geração IV, todos os ataques noturnos eram especiais. Na geração IV, só existe um ataque especial, Dark Pulse, significando que o tipo noturno realmente é um tipo físico.

Curse (sem tipo) não causa danos ao oponente, ele diminui a velocidade do usuário e aumenta a defesa e o ataque dele também. Se Curse for usado por um pokémon fantasma, o efeito é outro: O pokémon fantasma sacrifica o equivalente a metade de seu HP, e faz com que o oponente perca muito HP a cada turno que se passar.

[editar] Tipos

Áquatico/Água

Pokémons de água normalmente vivem em ambiente aquático. Nos jogos é quase uma obrigação ter aquáticos por causa dos HMs, normalmente 3 ou 2 de água, mesmo assim eles são muito fortes se bem treinados. Uma ótima adição para qualquer time. É o tipo com mais espécies 82 ao todo, e a 2º colocado é o tipo [Normal] com 80 espécies!!!

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo água são Misty, líder do ginásio de Cerulean, Juan e da cidade de Sootopolis, Wallace mestre de Juan, da Elite dos Quatro de Hoenn e Maxi da cidade de Nomose.

Os pokémons aquáticos são:

Ataques de água são ótimos contra pokémon de fogo, terra e rocha, mas não surtem muito efeito em pokémon dragão, de planta ou de água.

Pokémon aquáticos resistem a ataques de fogo, de gelo, de metal e de água, mas levam muito dano de movimentos elétricos ou de planta.

  • Localização: Lagos, Rios e principalmente os Oceanos.

Dragão

Pokémon dragões são raros, porém excelentes escolhas. Para a maioria é o tipo mais forte, sendo como um tipo Normal, pois, aprende qualquer ataque, é considerado o mais forte para alguns, mas para outros os psíquicos. Têm resistência a quase todo tipo de ataque. Aprendem normalmente vários tipos diferentes de ataques, o que faz deles pokémon versáteis. E o melhor, só tem fraquezas para dois tipos ataques: gelo e dragão. Quem monta uma equipe apenas de dragão pode balancear bem seu time, conseguindo colocar quase todo os tipos de ataques nos seis pokémon. Seus ataques não são muito efetivos em pokémon metálicos.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Dragão são Lance e Drake da Elite dos Quatro e Clair, da cidade de Blackthorn.

Os dragões são:

Pokémons do tipo dragão tem vantagem e desvantagem contra seu próprio tipo e desvantagem contra tipo Gelo.

Elétrico/Raio/Trovão/Choquue

Elétricos são uma ótima escolha já que seus ataques quase sempre paralisam o oponente, deixando-o mais lerdo e o impedindo de atacar às vezes. Aprendem ataques poderosos cedo, sendo na maioria rápidos. Apesar de ficarem muito presos a ataques elétricos, aprendendo poucos ataques de outros tipos, são uma adição perfeita para qualquer equipe. Uma de suas maiores fraquezas são os ataques terrestres, que machucam mais do que o normal e não são afetados por ataques elétricos.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Elétrico são Tenente Surge da cidade de Vermillion, Wattson da cidade de Mauville e Denji da cidade de Sunyshore.

Os pokémon elétricos são:

Fantasma

Fantasmas são úteis porque ataques normais não os afetam. Conseguem fazer um pokémon dormir e roubar seu sonho. Podem paralisar o pokémon. Podem envenenar. Normalmente aprendem alguns ataques psíquicos.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Fantasma são Agatha e Phoebe da Elite dos 4, Morty da cidade de Ecruteak e Fantina da cidade de Hearthome.

Os fantasmas são poucos:

Os Pokémons fantasmas são bons contra os psíquicos, contra seu próprio tipo, ótimos contra Lutadores. Fantasmas são fracos contra pokémons Noturnos. Em lutas contra pokémons Normais, eles não atingem o inimigo com golpes fantasmas e não são atingidos pelo inimigo com golpes do tipo normal.

Fogo

Pokémon de fogo são muito úteis. Seus ataques de fogo são sempre fortes, podendo derrotar qualquer outro pokémon sem problema, e eles podem sempre aprender outras habilidades, o que os deixa mais versáteis. Ter um pokémon de fogo na sua equipe é uma grande adição.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Fogo são Blaine da ilha de Cinnabar, Flannery da cidade de Lavaridge e Ooba da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Pokémon de Fogo são:

Pokémons de fogo podem derrotar qualquer pokémon de do tipo planta, inseto, metálico, elétrico ou gelo. Mas são fracos contra pokémons do tipo aquáticos, rocha ou terra.

Gelo

Gelo são Pokémon não muito explorados por aparecerem somente tarde nos jogos, quase nunca conseguindo um lugar na equipe. Mesmo assim, a força dele é gigante. Quem já usou um Pokémon com Aurora Beam que o diga. O ataque deles, além de ser forte, pode congelar o oponente. E outra vantagem é que a maioria deles é Aquático também.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Gelo são Lorelei e Glacia da Elite dos Quatro, Pryce, da cidade de Mahogany e Suzuna da cidade de Kissaki.

Os Pokémon de Gelo são:

Pokémons do tipo gelo são bons para derrotar voadores, terrestres e dragões. Mas são fracos contra pokémons do tipo fogo, lutadores ou metálicos.

Inseto

Pokémon Inseto tem uma grande vantagem: a rápida evolução. Os ataques insetos são poucos, mas são bons. Podem recuperar, deixar o inimigo mais lerdo. Normalmente, um inseto tem outras habilidades, como a Butterfree que vira mais um psíquico do que inseto. Não se engane pela aparência nem pelo medo de inseto, eles são ótimos para se ter na equipe.

Os únicos treinadores notáveis de Pokémon do tipo Inseto são Bugsy, da cidade de Azaléa e Ryou da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Os Pokémon tipo inseto são:


O tipo inseto é ótimo contra Pokémons tipo planta, noturnos ou psíquicos. Mas são fracos contra pokémons do tipo fogo, rocha e principalmente voadores.

Lutador/Boxeador

Pokémons lutadores são outra boa adição numa equipe. Ataques poderosos é o sobrenome deles. Outra vantagem é que existem ataques, como o Soco de Trovão, que apenas lutadores aprendem e não são do tipo lutadores. E o melhor, só existem dois tipos capazes de dar bons danos neles: Voador e Psíquico.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Lutador são Bruno da Elite dos Quatro, Chuck da cidade de Cianwood, Brawly da cidade de Dewford e Maylene da cidade de Veilstone.

Os Lutadores são:


Pokémons do tipo lutador têm vantagem contra metálicos, rocha, gelo, noturnos e normais. Mas têm desvantagens com os do tipos voadores e psíquicos. Com o tipo fantasma não têm vantagens nem desvantagem, sendo que, dependendo da força, seus ataques podem não fazer efeito.

Metálico/Metal

Um novo tipo de pokémon que só foi descoberto com a vinda da segunda geração, apesar de um Pokémon já conhecido virar um deles, o Magnemite. São resistentes a quase todos os tipos de ataque, com exceção de ataques Aquáticos, Vegetais e Elétricos. São fracos contra ataques de fogo, lutador e terrestre. Muito útil ter um na equipe pela sua defesa espetacular. São poucos e raros os conhecidos, mas a espera para se conseguir um na equipe pode valer a sua vitória na Elite dos Quatro.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Metal são Jasmine da cidade de Olivine, Steven, Mestre Pokémon e ex-campeão da Liga Hoenn e Byron da cidade de Canalave.

Eles são:

Os pokémons metálicos sãos os que mais tem resistências, resistem a quase todos os tipos. Só perdem para pokémons de fogo, lutadores e de terra. Mas quase sempre vencem pokémons de gelo e insetos.

Normal/Comum/Estrela

Pokémons normais são ótimos para se ter. Pokémons fantasmas não os acertam (a recíproca é verdadeira), fraqueza só contra ataques lutadores. Aprendem muitos tipos de ataques. Quem souber usar normal vai ter um ótimo pokémon ao seu lado. São comuns em todo o mundo.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Normal são Whitney da cidade de Goldenrod e Norman da cidade de Petalburg.

Eles são:

Pokémons Normais apesar de serem bons, seus ataques não são vantajosos contra nenhum tipo de Pokémon. Não são atingidos nem atingem os Fantasmas e só tem uma fraqueza: os Lutadores.

Noturno/Negro

Pokémon noturnos, que são popularmente conhecidos como do tipo "Negro", só foram descobertos com a leva da segunda geração. São pokémon rápidos, podendo deixar o oponente com medo. Tem hábitos noturnos. É bom tê-los na equipe porque eles são fortes contra psíquicos e fantasmas. Normalmente não são muito explorados, mas podem ajudar qualquer treinador a vencer.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Noturno são Karen e Sidney da Elite dos Quatro.

Eles são:

Eles são bons por vencerem os pokémons psíquicos e fantasmas, mas são ruins por perderem para os pokémons lutadores e insetos.

Pedra/Rocha

São pokémon duros e resistentes. E diferentemente dos tipo terra pokemon do tipo pedra são muito fortes contra tipos voadores. É difícil de quebrar a defesa de um pokémon de pedra. O bom neles é que normalmente um pokémon de pedra também é de terra, o que faz com que ele aprenda poderosos ataques. Uma ótima adição para qualquer equipe.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Pedra são Brock da cidade de Pewter, Roxanne da cidade de Rustboro e Roark da cidade de Oreburgh.

Eles são:

Os pokémons de rocha são bons contra pokémons voadores, de fogo, de gelo e insetos. Mas são ruins para derrotar pokémons de água, planta, luta, metálicos e terra.

Planta/Grama/Vegetal

Também conhecidos como Pokémon de Grama ou Vegetal. São fortes, aprendendo vários ataques. Normalmente aprendem ataques que deixam o oponente com alguns status negativo, como paralisia ou sono. Podem sugar a energia do oponente se recuperando. E ainda tem o poderoso Solar Beam, que é feito em um turno, e no outro ele atira uma rajada de poder que pode destruir um pokémon. Uma adição ótima para qualquer equipe.

As únicas treinadoras notáveis de Pokémon do tipo Grama são Érika da cidade de Celadon e Gardenia da cidade de Eterna.

Eles são:

Pokémons de grama, assim como os de rocha, tem cinco fraquezas: Pokémons de Fogo, Voadores, Insetos, de Gelo e Venenosos. Mas mesmo assim são bons para derrotar Pokémons de Água, de rocha e Terrestres.

Psíquico/Mental

Pokémon psíquico é uma adição indispensável para qualquer equipe. Seus ataques são poderosos e ignoram a defesa, atacando a mente do oponente. Atacam, podendo confundir o oponente. Podem deixar o inimigo dormir para comer os sonhos dele e recuperar sua energia. Pokémon venenosos e lutadores caem perto de um psíquico.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Psíquico são Sabrina da cidade de Saffron, Will da Elite dos Quatro, Tate e Liza da cidade de Mossdeep e Goyou da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Eles são:

Pokémons psíquicos são bons contra quase todos pokémons, exceto contra pokémons fantasmas, noturnos e insetos.

Terra/Chão

Pokémon terrestre são ótimos em qualquer luta. Podem se esconder na terra atacando mais tarde, podem jogar terra nos olhos do inimigo, podem aumentar sua defesa, e ataques elétricos não funcionam em pokémon de terra. Porém tanta vantagem os põe em desvantagem também: não podem atacar pokémon voador, são fracos a ataques de grama, água e gelo. Mesmo assim, quem souber usar um de terra terá um ótimo pokémon na sua equipe. A técnica Earthquake (terremoto) "balança" a estratégia do seu inimigo.

Alguns treinadores notáveis do tipo terra são Giovanni da cidade de Viridian e Kikuno da Elite dos Quatro de Sinnoh.

Eles são:

Pokémons terrestres vencem de qualquer um que seja venenoso, de fogo, de rocha, de metal e elétrico. Podem até não perder para pokémons voadores, mas ataques terrestres não os afetam. Mas o pior pesadelo de um pokémon de terra é outro que seja de água, de planta ou de gelo.

Venenoso

Pokémon venenosos tem uma peculiaridade em seus ataques: quase todos eles envenenam o oponente. E existem vários ataques que machucam mais a cada turno que o pokémon estiver com ele há muito tempo, o Slug, Poison Sting e outros. No começo não machuca nada, mas mais tarde vai aumentando, até derrotar o oponente. São úteis na batalha.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Veneno são Koga e Janine da cidade de Fuchsia. A Equipe Rocket freqüentemente usa Pokémon do tipo Veneno.

Eles são:

Venenosos podem derrotar qualquer pokémon, mas parece que os ataques deles só tem vantagens mesmo contra um único tipo de pokémon: os de grama. Eles só perdem para pokémons psíquicos e de terra.

Voador/Pássaro

Pokémon voadores são uma excelente escolha, alguns pokémons voadores como Pidgey, são constantemente confundidos e chamados do tipo "Pássaro", um tipo inexistente. Uma grande adição para qualquer equipe. Nas costas de um voador dá para se viajar pelo mundo inteiro. Seus ataques são fortes e quase sempre rápidos. O voador pode voar bem alto, onde nenhum ataque acerta, e descer com fúria, machucando o inimigo. Pode atacar com suas asas.

Alguns treinadores notáveis de Pokémon do tipo Voador são Falkner da cidade de Violeta e Winona da cidade de Fortree.

Eles são:

Os pokémons voadores são bons contra os de grama, insetos e lutadores. Só perdem para pokémons de gelo, de rocha e elétricos. Mesmo assim não é bom usar pokémons voadores contra os de fogo, por que os pokémons que tem mais chances de queimar são os voadores.



FONTE:Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário